Os chatbots foram gerados com a necessidade de permitir uma comunicação imediata entre cliente-marca, reduzir os custos operacionais, ampliar a capacidade de resposta das empresas e melhorar o relacionamento com os potenciais clientes.
Neste artigo damos-lhe a conhecer quais são os tipos de chatbots, respetivos benefícios para os utilizadores e empresas, e quais as funções a desempenhar no marketing, vendas e serviço ao cliente.
O chatbot é um software programado para simular e processar conversas em tempo real, pode responder a perguntas, permitindo a interação como se fosse um humano.
Os chatbots podem ser simples, respondendo com respostas únicas e pré-definidas, como também podem ser mais complexos e aprenderem, ao longo das conversações, a fornecer níveis mais altos de personalização, enquanto agregam e processam a informação.
Os chatbots podem ser classificados em dois tipos: rule-based ou baseados em Inteligência Artificial (IA).
Conhecido também como "quick-reply” ou “scripted bot”, este tipo de chatbot é simples e baseado em regras. Funciona através de uma árvore hierárquica, construída e desenhada antes da criação do chatbot final.
Os bots respondem ao utilizador a partir de mensagens pré-definidas na árvore de decisão, sendo obrigatório programar todas as variações de respostas e, por isso, podem tornar-se bastante previsíveis.
Uma vez que é unicamente baseado em regras, este tipo de chatbot entende apenas frases literais, não tendo capacidade de identificar a intenção ou o contexto da conversa.
Geralmente são divididos em duas vertentes: uma vertente de Vendas, para captar dados de uma lead ou agendar uma reunião, e uma vertente de Serviço ao Cliente, para dar respostas genéricas e fornecer serviços de apoio ao cliente.
Por sua vez, os chatbots baseados em inteligência artificial são mais complexos do que o anterior. São programados para interpretar o contexto e a intenção da conversa do utilizador, graças a ferramentas de inteligência artificial.
O processo de linguagem natural (PNL) permite que o chatbot entenda o contexto da conversa e o machine learning permite que este aprenda a cada interação e identifique centenas de perguntas com variações distintas.
O chatbot não só reconhece palavras específicas, como compreende realmente o que utilizador está a dizer. Através do PNL, os chatbots aprendem idiomas como se fossem crianças, depois de aprenderem vários exemplos, são capazes de fazer conexões entre perguntas feitas de maneiras diferentes. Desta forma, o bot entende do que trata a pergunta sem ser necessariamente programado para ela e responde com sugestões adequadas ao assunto.
Apesar do processo do PNL estar a melhorar, nem sempre determinadas características da linguagem humana são compreendidas, como por exemplo o sarcasmo ou o humor.
Os chatbots tanto podem servir para marketing, como para vendas ou serviço ao cliente.
Quer instalar um chatbot no seu website mas não sabe por onde começar? A YouLead está à sua disposição para o ajudar em todo o processo de criação e inserção do chatbot.
Não hesite em contactar-nos!
Conteúdo publicado originalmente em janeiro de 2022.