As plataformas de marketing automation têm sido amplamente utilizadas por empresas em todo o mundo como um meio para apoiar campanhas de marketing, aumentar a produtividade das vendas, e até mesmo gerir serviços de suporte ao cliente. No entanto, de acordo com um infográfico recente da Invesp, 27% das organizações ainda se consideram "principiantes" em questões de automação de marketing e precisam de algum suporte.
A questão aqui é que não se trata apenas de operacionalizar iniciativas de marketing, mas de tentar melhorar a sua eficiência em prol de um ROI superior (com a HubSpot a estimar um retorno colossal de 3.600% só em email marketing). Mas a automação de marketing também oferece vários outros benefícios, desde o alinhamento entre o marketing e as vendas, à elaboração de relatórios com métricas preditivas. Se tivermos de apontar a parte mais incrível da automação de marketing, será provavelmente o facto de todas as expectativas omnicanal poderem finalmente ser levadas a cabo - suportadas pela entrega de conteúdos altamente personalizada, no timing certo e respeitando todas as fases da customer journey. Trata-se de adotar uma mentalidade centrada em pessoas, em vez de uma mentalidade focada nas vendas.
Neste artigo, explicamos o lado menos evidente pelo qual a automação de marketing deve ser um fator preponderante do seu plano estratégico de marketing.
Acontece frequentemente ler tudo o que as empresas "supostamente" devem fazer, e criar campanhas de email marketing teoricamente perfeitas, mas mesmo assim obter maus resultados. Porquê? Porque o contexto e a relevância não estão a ser bem endereçados, e os esforços de marketing precisam de ir de encontro a objetivos específicos e estar alinhados com a fase de crescimento do negócio.
Uma plataforma de automação de marketing vai permitir-lhe monitorizar o comportamento de potenciais clientes em cada secção do website da sua empresa. Desde saber que em botões clicaram e a que páginas específicas acederam, a conteúdos premium que descarregaram. O conteúdo é rei, mas o contexto também.
Se está à procura de uma ferramenta para criar campanhas de drip marketing (em bom português, campanhas gota a gota) e acompanhar toda a sua performance, um software de automação de marketing é o recurso de que precisa. Diga adeus às dificuldades sentidas a converter leads sem potencial intenção de compra em negócios fechados.
O melhor de recorrer a um software de marketing automation é a possibilidade de poder configurá-lo para segmentar emails contextualizados e relevantes, à medida que as leads completam ações específicas na sua jornada digital, até se qualificarem para terem um primeiro contacto com a equipa de vendas.
A maioria das ferramentas de email marketing não evidencia o impacto que determinado envio teve na decisão de compra do cliente, em particular se abriu um email num dia e efetivou a compra duas semanas depois.
Felizmente, com a automação de marketing, o panorama é bastante mais favorável, uma vez que permite aos profissionais de marketing digital acompanharem todo o processo desde a primeira demonstração de intenção de compra. Como? Através dos famosos marketing attribution reports que dão crédito a todas as interações que originaram novos contatos e receitas e que, em seguida, estabelecem uma relação com todos os pontos de contacto que existiram no percurso de conversão das leads.
Resumidamente, em vez de termos que adivinhar o que gerou a compra, é possível simplesmente mapear com precisão todo o percurso que levou a essa ação.
Como é que a sua equipa comercial identifica e prioriza os contactos mais qualificados? Está a tirar partido de algum software de sales, crucial para o crescimento do pipeline de vendas? Como é que avalia o valor de cada potencial cliente? O lead scoring é uma metodologia partilhada que permite classificar as leads de forma a determinar um possível nível de aptidão para receberem uma abordagem comercial.
Quer pela atribuição de pontos a cada critério definido ou através de machine learning, que permite analisar um grande volume de dados para prever ações comportamentais e a prontidão para comprar, o lead scoring é uma das funcionalidades mais promissoras da automação de marketing.
Além de estabelecer a base para um melhor alinhamento entre as equipas de marketing e vendas, também automatiza o processo de qualificação de leads. Isto significa que não se perde tempo com questões de insucesso comercial e que os seus representantes de vendas podem apresentar-se a mais pessoas com um perfil de cliente ideal (ICP), na altura mais relevante.
É tempo para nos mostrarmos reais. O lado humano da automação existe. Já lhe aconteceu enviar uma newsletter mensal para toda a sua base de dados e obter apenas os mínimos olímpicos em termos de resultados? E porque será? Porque a mensagem enviada provavelmente era irrelevante para a maioria dos contactos do seu CRM. Mas com um software de marketing automation é possível segmentar listas de destinatários e diferentes tipos de emails com base em interações previamente estabelecidas.
A automação de marketing é hoje uma peça central para a escalabilidade de muitas indústrias. Aumento da eficiência comercial, um ROI exponencialmente maior, e a base para um relacionamento personalizado com o cliente - apenas para começar - são algumas das razões pelas quais vale a pena abraçar a tecnologia e dar um passo à frente.
Os dias de hoje exigem uma imagem clara da jornada do cliente através do funil de vendas. E, mais do que isto, requerem processos escaláveis para potenciar as taxas de conversão com base na gestão de dados e personalização avançada.