AS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2015
31 de Dezembro de 2014O que reserva o futuro para os profissionais de Marketing Digital em 2015?
Conheça as principais tendências e previsões para o próximo ano.
1. A ascensão do Marketing de Conteúdo (Content Marketing)
A popularidade das estratégias de Content Marketing vai continuar imbatível no próximo ano, o que significa que os marketers irão abandonar as técnicas tradicionais de marketing digital e irão começar a criar conteúdo mais relevante e mais diversificado para os seus potenciais clientes, recorrendo a novos formatos como vídeo, gifs, ou templates utéis para as suas atividades profissionais.
2. Relatórios e métricas de Marketing
Os marketers já utilizam diversas ferramentas de análise de resultados para conhecerem o nível de envolvência dos clientes com os seus produtos ou serviços e reconhecem cada vez mais a importância de analisar as suas ações de marketing.
As previsões para 2015 apontam para um crescimento de 60% nos orçamentos das empresas para a utilização de ferramentas de análise de resultados para implementar melhorias e garantir o sucesso das suas ações de marketing.
3. O Email Marketing não morreu
O Email Marketing continua a ser o meio mais utilizado para procurar informações sobre produtos ou serviços e continua a ser o canal mais rápido e direto para comunicar com clientes.
Apesar de se pensar que outros meios de comunicação iriam terminar com a utilização do email, tudo indica que este continuará a ser o meio preferido dos marketers para divulgar as suas mensagens em 2015.
Para saber mais sobre a evolução do Email Marketing veja no ebook completo a infografia da Marketo.
4. Mais vídeos do que nunca
Ao longo dos últimos anos, o uso de vídeo em ações de marketing tem aumentado e proliferado. Porquê? Este tipo de conteúdo multimédia consegue mostrar como um produto ou serviço funciona, de um modo que nunca seria possível através dos meios tradicionais de texto ou imagem. Esta é outra tendência que, ao que tudo indica, irá continuar em 2015.
5. Quanto mais personalizado melhor
O desejo de qualquer marketer é criar envolvência com a sua audiência através das suas mensagens, e não há nada melhor do que consegui-lo através de conteúdo útil e relevante.
Alcançar o máximo de personalização nas mensagens de marketing tem lugar marcado nas grandes tendências para 2015, como o grande impulsionador do crescimento do marketing 1:1.
6. Long copy ou short copy?
Uma das tendências mais surpreendentes para 2015 é o regresso da partilha de conteúdo longo (long copy), ao invés de conteúdo curto e conciso (short copy) que se considerava como a melhor forma de captar a atenção dos leitores no ciberespaço.
Joanna Wiebe (CopyHackers) explica as alterações no modo de comprar dos clientes e a necessidade de um conteúdo que “convença” a audiência dos benefícios ao invés de um discurso meramente “descritivo” de produtos e serviços das empresas.
7. Maior investimento em publicidade digital
A Internet é o local onde a maioria passa o seu tempo e essa é uma janela de oportunidade que os marketers não podem, nem devem, desperdiçar. É uma janela de oportunidade para segmentar e identificar potenciais clientes, que nos meios tradicionais, ou marketing offline, não existe.
Veja no eBook o estudo da agência Gartner sobre orçamentos de Marketing Digital para 2015.
8. Investir no mobile a 100%
Atualmente a utilização de dispositivos móveis ocorre em vários contextos da rotina diária, o que resulta numa maior disponibilidade e “vulnerabilidade” para receber mensagens de marketing, seja no trabalho, ou nas horas de descanso e lazer.
Com o aumento da navegação web em dispositivos móveis, os profissionais de marketing têm de responder às novas preferências e comportamentos do seu público-alvo.
Mudanças extremas e um novo modo de interagir.
Conheça em pormenor as principais desafios que os profissionais de Marketing Digital irão enfrentar já no próximo ano!
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