Foi a HubSpot que assentou o termo "smarketing". Esta palavra refere-se ao alinhamento entre as vendas e o marketing, criado e mantido através de uma comunicação aberta entre os dois departamentos.
Mas alinhar as vendas e o marketing nem sempre é fácil. Para muitas empresas pode ser difícil saber onde começar, o que fazer, e que tecnologia/software usar para apoiar esta comunicação.Os inbound marketers produzem conteúdo que vai ao encontro de buyer personas específicos. Por seu lado, os vendedores inbound podem mostrar conteúdo de marketing (ebooks, whitepapers, blogs, estatísticas) a potenciais clientes.
Com base na interação das vendas, estes comerciais ganham uma visão geral daquilo que interessa aos potenciais clientes (porque estão na linha da frente), devendo então passar a sua experiência ao departamento do marketing. Os marketers por sua vez usam esta informação para criar melhor conteúdo, criar modelos de lead scoring mais ajustados, e assim sucessivamente.
Tentar acompanhar manualmente os prospetos e o que eles fazem seria um esforço gigante para qualquer profissional ou equipa, e estaria sujeito a erro.
À medida que as empresas têm novas maneiras de chegar às pessoas e de as converter em leads, e necessário fazer uso de ferramentas apropriadas, porque senão haveria com certeza um declínio nos resultados e vendas da empresa.
Regra geral, um smarketer usa uma combinação deste tipo de plataformas/software:
Tenha atenção para escolher um software ou plataforma que está alinhado com os seus objetivos empresariais e que vai ao encontro daquilo que os seus potenciais clientes estão à procura.
Por exemplo, se o seu público-alvo usa as redes sociais para falar ou investigar produtos, procure por software que consiga captar dados das redes sociais (tais como uma CRM Social), ou uma plataforma de marketing automation que tenha algum tipo de funcionalidade de acompanhamento e publicação nas redes sociais.
Voltemos então ao Smarketing, e vamos perceber os quatro pontos benéficos para uma estratégia de Smarketing.
Saiba mais sobre como alinhar as estratatégias de marketing e vendas e como implementar um smarketing eficiente na sua empresa assistindo à gravação do webinar "Smarketing: Alinhe Sales e marketing para gerar mais negócio".