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As 4 chaves para uma Estratégia de Smarketing Eficiente

Written by Cristovao Cunha | 6/out/2016 13:45:41

Foi a HubSpot que assentou o termo "smarketing". Esta palavra refere-se ao alinhamento entre as vendas e o marketing, criado e mantido através de uma comunicação aberta entre os dois departamentos.

Mas alinhar as vendas e o marketing nem sempre é fácil. Para muitas empresas pode ser difícil saber onde começar, o que fazer, e que tecnologia/software usar para apoiar esta comunicação.Os inbound marketers produzem conteúdo que vai ao encontro de buyer personas específicos. Por seu lado, os vendedores inbound podem mostrar conteúdo de marketing (ebooks, whitepapers, blogs, estatísticas) a potenciais clientes.

Com base na interação das vendas, estes comerciais ganham uma visão geral daquilo que interessa aos potenciais clientes (porque estão na linha da frente), devendo então passar a sua experiência ao departamento do marketing. Os marketers por sua vez usam esta informação para criar melhor conteúdo, criar modelos de lead scoring mais ajustados, e assim sucessivamente.

A conveniência da tecnologia/software

Tentar acompanhar manualmente os prospetos e o que eles fazem seria um esforço gigante para qualquer profissional ou equipa, e estaria sujeito a erro.

À medida que as empresas têm novas maneiras de chegar às pessoas e de as converter em leads, e necessário fazer uso de ferramentas apropriadas, porque senão haveria com certeza um declínio nos resultados e vendas da empresa.

Regra geral, um smarketer usa uma combinação deste tipo de plataformas/software:

  • CRM (Customer Relationship Manager), que permite integrar a informação do prospeto num local partilhado, para que todos na empresa possam ter acesso à informação. Enquanto que alguns apenas proporcionam gestão simples de contactos, outros CRM permitem uma maior aplicação de funcionalidades (tais como um CRM social ou automação).
  • Marketing automation, fazendo uso de uma plataforma que acompanha as campanhas e os potenciais clientes para qualificar as leads antes de serem passadas às vendas. Algumas plataformas permitem ainda criar e distribuir conteúdo na web.
  • Sales automation, software que ajuda os comerciais a poderem gerir e acompanhar as leads e oportunidades, tendo muitos também a capacidade de poder gerar relatórios e previsões de vendas.


Tenha atenção para escolher um software ou plataforma que está alinhado com os seus objetivos empresariais e que vai ao encontro daquilo que os seus potenciais clientes estão à procura.

Por exemplo, se o seu público-alvo usa as redes sociais para falar ou investigar produtos, procure por software que consiga captar dados das redes sociais (tais como uma CRM Social), ou uma plataforma de marketing automation que tenha algum tipo de funcionalidade de acompanhamento e publicação nas redes sociais.

Voltemos então ao Smarketing, e vamos perceber os quatro pontos benéficos para uma estratégia de Smarketing.

Os 4 pontos chaves para um Smarketing Eficiente

  1. O marketing fica com um melhor entendimento do público-alvo e do mercado, tendo assim maior relevância da comunicação que faz para o mercado e da maneira como o faz (software, outros meios).O marketing aprende eventualmente as táticas que funcionam melhor e larga aquelas que não funcionam, e vai otimizando ao longo do tempo as campanhas para terem um melhor desempenho.
  2. O marketing acompanha a atividade de cada lead no funil e incentiva-as (através de nurturing) a viajarem pelo funil até se converterem em clientes e eventualmente embaixadores da marca. O marketing aumenta o ROI ao concentrar-se nas campanhas que estão a ter um melhor desempenho e facilita o trabalho das vendas ao transferir lead altamente qualificadas.
  3. As vendas têm assim uma grande ajuda ao receber leads descriminadas pela sua importância, podendo prioritizar aquelas que estão mais propensas a serem contactadas e convertidas em clientes.
  4. As vendas recebem mais MQLs (Marketing Qualified Leads) e conseguem convertê-las mais, ficando com um panorama geral das lead e oportunidades para gerir. As vendas conseguem também assim aumentar as suas taxas de conversão, aumentando desta forma o ROI geral.

Saiba mais sobre como alinhar as estratatégias de marketing e vendas e como implementar um smarketing eficiente na sua empresa assistindo à gravação do webinar "Smarketing: Alinhe Sales e marketing para gerar mais negócio".