Como já é hábito, a YouLead voltou a atravessar o Atlântico para marcar a sua presença no Inbound 2019. Este ano, o evento contou com mais de 26.000 participantes (fomos a única agência portuguesa presente) e 250 sessões sobre Marketing Digital. Não houve tempo para comprar souvenirs, mas trouxémos alguns takeaways connosco.
Um dos highlights do evento foi a sessão de Brian Halligan, Co-Founder da empresa percursora do Inbound Marketing, a Hubspot. O tema tornou-se bastante apelativo para o público porque desvendou uma nova espécie de empresas disruptivas que estão a aparecer e a conquistar o mercado - as chamadas experience disruptors. A propósito, quer ser uma destas empresas?
Destaca-se também uma grande reflexão em torno do paradigma de Sales & Marketing – já não interessa o que se vende, interessa sim como se vende. Estamos cada vez mais numa era em que as empresas vão inevitavelmente deixar de vender aos seus clientes, mas sim através deles. E, claro, o marketing na sua essência continuará (e de forma cada vez mais acentuada) a ser a forma como as empresas vão conseguir gerar mais negócio e crescer. Já lá vai o tempo em que apenas se usavam as equipas de vendas para exponenciar os números. Bye bye cold calling!
Outra das tendências que se tem vindo a afirmar sem constrangimento é o “Experience-Driven Marketing”. E o que é que isto significa? Que toda e qualquer experiência do consumidor deve ser personalizada. Qualquer coisa que se repercuta numa interação, seja um Call-to-action ou um Pop-up form, deve estar devidamente customizado. Não duvide, o Marketing (Digital) está a evoluir muito e está cada vez mais personalizado e focado em ajudar o comprador na sua “buyer’s journey”.
E agora vem a pergunta: Mas como é que vou atingir esse nível de personalização? A boa notícia é que a Hubspot tem vindo a desenvolver muito a sua plataforma de marketing automation. Com ajuda da Inteligência Artificial e Machine Learning, a plataforma está cada vez mais inteligente e funcional para desenvolver campanhas personalizadas e altamente relevantes.
Veja aqui todas as novidades da HubSpot