A importância do Scrum e de um Marketing Ágil
26 de Março de 2019"Tal como a palavra sugere, o Marketing Ágil é uma forma de acelerar os processos. Ajuda a equipa a focar-se nos objetivos dos clientes, o que faz com que os projetos possam trazer resultados cada vez melhores e mais rápidos", diz Helena Padinha, a Scrum Manager da Youlead.
Eficiência, eficácia e prazos realistas são uma boa receita para clientes satisfeitos. O Agile Marketing é uma abordagem de gestão de equipas que se baseia num conjunto de 4 valores e 12 princípios. Na YouLead, decidimos implementar uma metodologia de Inbound Marketing, aliada a um planeamento de Scrum, que nos ajuda a ser mais eficazes no nosso dia a dia e a colaborar com os nossos clientes de uma forma mais útil e valiosa.
#1 Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas
São as pessoas que respondem às necessidades de negócios e que, por isso, devem conduzir o processo de desenvolvimento e, para isto, é preciso muita comunicação e interação entre os membros da equipa. O objetivo da metodologia é que a equipa seja ágil, responsiva à mudança e rápida a responder às necessidades do cliente. Tal como dita o Scrum, todas as as semanas, toda a equipa YouLead participa numa reunião de planeamento semanal para fazer uma retrospetiva do sprint anterior, planear o sprint que se inicia e discutir ideias sobre os vários projetos em curso. Segundo a nossa Scrum Manager, "o Scrum ajudou na organização das tarefas. É fundamental que a equipa tenha uma noção clara do seu dia a dia e do seu contributo para o sucesso dos nossos clientes."
#2 Guidelines em vez de Pormenores
É habitual gastarem-se horas em documentos descritivos e minuciosos. Especificações técnicas, requisitos técnicos, documentos de design de interface, planos de teste, planos de documentação e aprovações necessárias para cada um. A lista é extensa e causa longos atrasos no desenvolvimento. Ao implementarmos a metodologia agile não eliminámos a documentação, mas simplificámos a informação em guidelines, templates e notebooks com a informação necessária para que qualquer membro da equipa possa dar início a uma nova tarefa sem dificuldade.
#3 Colaboração com os clientes em vez de Contratos
A visão de que o cliente só participa na negociação inicial do contrato e na aprovação final do projeto não é bem-vinda na metodologia agile. A relação com o cliente deve ser vista como um processo de colaboração contínuo, com objetivos a curto e a longo prazo. Na YouLead, primamos por estar sempre em contacto com o cliente no desenvolvimento de projetos e ações. O cliente faz parte da equipa e é crucial combinar as suas ideias com o nosso conhecimento. "O Scrum procura entregar resultados que estejam alinhados com as necessidades dos nossos clientes ajudando-os a alcançar os KPIs propostos" explica a Helena.
#4 Responder à mudança em vez de seguir o Plano
Sim, o objetivo de ter um plano é tornar toda a equipa mais ágil, mas o objetivo de ter uma equipa ágil também é ter margem para responder à mudança. Com o Scrum, o faseamento de grandes projetos em vários pequenos momentos e tarefas permite a repriorização e reorganização das tarefas para dar resposta a imprevistos e otimizações. Na YouLead, reunimos todas as manhãs para fazer um apanhado das tarefas feitas e por fazer, o que está por aprovar e que imprevistos surgiram que possam ter impacto no nosso planeamento semanal. Segundo a Helena, "é o Scrum que nos ajuda a identificar problemas e a implementar ações corretivas, o que, fundamentalmente, contribui para uma melhoria contínua das competências dos nossos YouLeaders".
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