Se já utiliza o HubSpot CMS sabe que se trata de uma poderosa plataforma de conteúdo que integra o seu website com o módulo de CRM, permitindo criar experiências altamente personalizadas. Mas será que está a usar todo o seu potencial?
Independentemente de ser um novo utilizador ou de já utilizar há anos o HubSpot CMS, podem sempre existir recursos ocultos que nem sabia que existiam. Assim, vamos abordar os 8 recursos mais interessantes e menos conhecidos do HubSpot CMS que podem ajudar a gerir melhor o seu tempo e esforço, e a melhorar a performance do seu website.
Empresas multinacionais, com clientes em diferentes países, falam idiomas diferentes. As ferramentas multi-language do HubSpot CMS são especialmente úteis neste contexto, uma vez que facilitam e agilizam a utilização de diferentes idiomas nas suas páginas.
Dar aos utilizadores a opção de navegar no seu website no idioma escolhido, não só é altamente relevante a nível de UX (User Experience), como também demostra que se preocupa com as necessidades exclusivas dos seus visitantes, através de uma experiência personalizada.
Saiba mais sobre como criar um website multilingue no HubSpot aqui.
Está a planear fazer um redesign do seu website em 2020? Use a ferramenta de Content Staging do HubSpot CMS e faça-o sem problemas. Basta criar uma conta no CMS Developer Sandbox e está apto a redesenhar o seu website sem interferir com o que se encontra ativo. Desta forma, pode testar diferentes designs e novos conteúdos sem se preocupar com o impacto nos visitantes. Quando o seu novo website estiver pronto para estar live, poderá reiniciá-lo com um único clique.
Se estiver a trabalhar na sua estratégia de conteúdo e SEO, a integração com o Google Search Console ao HubSpot vai disponibilizar dados valiosos sobre o desempenho do seu website diretamente no CMS.
Com a integração do Google Search Console, pode ver o número de visualizações e cliques do seu website para termos de pesquisa específicos. Estas informações podem ajudar na (re)definição da sua estratégia de conteúdo, mostrando o que as pessoas realmente estão a procurar quando visitam o seu website. Pode inclusive aceder à posição média do seu website na página de resultados de pesquisa do Google.
Trata-se de uma ferramenta simples, mas poderosa. Ao utilizar este recurso do HubSpot CMS terá a oportunidade de personalizar as suas configurações de otimização de imagem. Imagens grandes e de alta resolução podem diminuir drasticamente o tempo de carregamento do seu website, criando uma experiência negativa para os visitantes.
Apesar do HubSpot ajustar as imagens por default tanto para o tempo de carregamento, como para a qualidade da imagem, existe a opção de alterar as configurações de otimização da imagem. Por exemplo, num módulo de rich text ou de imagem, numa página ou blog post, pode selecionar entre três níveis diferentes de otimização de imagem: alto, padrão ou baixo.
Acredite, se tiver criado uma Landing Page com uma oferta de tempo limitada, vai querer saber mais sobre esta ferramenta de "expiration date and time". Com este recurso, vai poder definir uma data e uma hora personalizada para expirar uma página e decidir para onde a página será redirecionada depois de ter expirado.
Ao criar os seus topic clusters na ferramenta SEO do HubSpot, pode deparar-se com algumas interligações em falta entre a uma pillar page de conteúdo e os seus respetivos subtópicos. E voltar a todas as páginas ou blog posts para interligá-las manualmente pode ser demorado, apesar de ser essencial para SEO (Search Engine Optimization).
Para economizar tempo e esforço, utilize o módulo Pillar Page Link para interligar automaticamente o conteúdo dos seus subtópicos à sua pillar page. Basta fazer download do módulo gratuito do HubSpot Marketplace e adicioná-lo à sua página ou blog. Leia este artigo para saber como tudo se processa.
Tem vários URLs para atualizar e redirecionar? Não passe horas a criar e a editar um a um manualmente. Evite esta dor de cabeça e opte por utilizar a ferramenta de bulk upload URL redirects do HubSpot CMS.
Para fazer URL redirects de uma só vez, basta criar um arquivo CSV, replicando o formato do arquivo deste exemplo. Depois, basta fazer o upload do seu CSV, verificar se os campos estão mapeados corretamente e fazer a importação. Já está!
O último recurso interessante do HubSpot CMS que destacamos (por enquanto) é a possibilidade de automatizar o processo de Lead Nurturing, através da programação de emails de follow-up para os contactos que preencheram um formulário.
A programação destes emails é feito em Marketing - Lead Capture - Forms e possibilita o agendamento de até 3 emails de follow-up para os contactos que preencheram um formulário, a personalização do conteúdo e a definição do delay entre cada envio. Como alternativa, pode adicionar um email de follow-up diretamente no formulário que está incluído na sua landing page.
Ponha mãos à obra e garanta que nenhuma lead vai passar despercebida e sem receber informações relevantes on time.
Experimente utilizar estes recursos do HubSpot CMS de forma integrada e a automatizar os seus processos de marketing, e teste o desempenho do seu website 😎