Uma estratégia de email marketing bem conseguida, pode traduzir-se em resultados muito positivos para o negócio. Ao mesmo tempo que é uma ferramenta de relacionamento, é também uma forma de angariar novos clientes.
Uma boa estratégia de email marketing é aquela que consegue comunicar com eficiência e para interessados em receber emails da nossa parte. Sem permissão para comunicar, não é possível estabelecer uma relação de confiança com possíveis clientes.
Cada estratégia de email marketing é única. Ou seja, uma estratégia que funcione para um cliente, pode não funcionar para outro.
Pelo que uma comunicação certeira em email marketing traduz-se no envio de uma mensagem relevante e adequada para o público-alvo, de acordo com os interesses deste. Através de uma segmentação, comunica-se de forma abrangente, mas personalizada às pessoas com quem pretendemos comunicar.
Mesmo que seja definida uma estratégia, se os emails não forem vistos, por exemplo, devido a filtros de spam, não há estratégia que resulte.
Dessa forma, é importante que saibamos as condições de envio de emails para garantir que os emails são vistos. No Mailchimp pode ver algumas boas dicas para evitar filtros de spam.
O envio mensal de uma newsletter ajuda a manter uma relação com clientes, se for criada com conteúdos adequados e relevantes. O envio de um email a agradecer uma subscrição, é uma pequena atenção para um possível cliente. Uma boa estratégia de email marketing cria e fortalece relações com clientes e possíveis clientes.
Este será um dos principais benefícios de uma boa estratégia de email marketing. Ganhar clientes. No entanto, quanto maior o ganho, maior é o desafio. Para o conseguir vencer, é necessário saber como criar uma relação de confiança, planeando a comunicação com conteúdos certeiros. Com landing pages adequadas, gerando leads mais qualificadas, e mais conversões.
Uma ação de email marketing requer medição e análise de resultados para interpretar os resultados obtidos, e perceber o que pode ser melhorado numa próxima ação. Para isso, analisam-se KPI (Key Perfomance Indicators), como conversões, taxa de entrega de emails, taxa de abertura de e-mails, taxa de subscrições canceladas, taxa de reclamações por spam, entre outras.
Com a ajuda de uma plataforma de Marketing Automation, pode agendar e automatizar o envio de emails. Calendarizando o envio de emails, a equipa de Marketing e Vendas fica liberta para se focar noutros assuntos. Poupando tempo e recursos.
O email marketing continua a ser uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, porque apresenta resultados perante um menor investimento comparando com outros meios de comunicação. Pelo que é custo-eficiente. Menor investimento, mais resultados. Daí ser uma ferramenta rentável, se bem utilizada.
Numa boa estratégia de email marketing, com bons e apelativos conteúdos, a ação pode propagar-se pelas redes sociais, aumentando a notoriedade da ação. A opção de partilha, incluída no próprio email, incentiva a expansão da ação para outros canais de comunicação.
Interessado em otimizar as suas campanhas de Email Marketing e gerar mais negócio?
Faça já o download do Guia "Como Criar um Plano de Email Marketing"