Os webinares sempre foram uma excelente ferramenta de marketing. De acordo com o InsideSales.com, 73% dos responsáveis de marketing e vendas apontam os webinares como uma das melhores formas de gerar leads de qualidade. Isto porque criam um grande engagement, geram leads altamente qualificadas para as equipas de vendas ou estimulam leads já existentes a avançar para uma fase mais final no seu processo de decisão de compra.
No entanto, e apesar das evidências, muitos profissionais de marketing nunca integraram esta tática nas suas estratégias, dando primazia a eventos, feiras e palestras presenciais.
Ora, com a chegada do ano de 2020 e da pandemia da Covid-19 (e com a impossibilidade de dar continuidade a esses eventos físicos), a maioria das empresas teve de repensar a sua estratégia de marketing, e aquelas que ainda não estavam muito orientadas para a transformação digital viram-se obrigadas a fazê-lo. E, consequentemente, a realização de webinares ganhou preponderância e tornou-se central nas ações de muitas organizações.
À medida que cada vez mais negócios transferem as suas atividades de marketing e vendas para o online, o desenvolvimento de uma estratégia de webinar permite que as empresas alcancem a sua audiência e atraiam potenciais clientes, independentemente do sítio onde eles estão.
Um webinar é uma apresentação, palestra ou workshop sobre um determinado tema que se realiza online e, tipicamente, em tempo real através de uma plataforma de videoconferência. O evento é conduzido por um ou mais oradores e os expetadores podem participar, fazer perguntas/comentários ou até colaborar com os anfitriães.
Trata-se, portanto, de um evento digital e interativo que pode ser desenvolvido para aumentar a brand awareness, para angariar novas leads (através das inscrições), para aumentar as conversões, potenciar a receita do negócio ou para estabelecer a empresa como uma autoridade num determinado tema ou setor.
A realização de um webinar pressupõe algumas tomadas de decisões e a passagem por seis etapas fundamentais. Perceba quais.
Antes de começar a preparar e a promover o seu webinar tem de decidir, obviamente, o tema acerca do qual quer falar. Este tema deve responder a questões ou dúvidas do seu público-alvo e, além disso, deve ser específico.
Por exemplo, se quiser abordar o tema do email marketing, não deve realizar um webinar demasiado genérico sobre email marketing mas sim sobre boas práticas na construção de uma newsletter, por exemplo.
Existem várias plataformas nas quais é possível realizar um webinar, como o ClickMeeting, o GoToWebinar ou o Zoom, por exemplo.
Quando tiver de optar por uma delas, considere aspetos como o número expectável de participantes no evento, quanto é que elas custam, quais as funcionalidades que cada uma delas oferece e ainda se elas integram com o seu software de marketing (por exemplo, o HubSpot).
Depois de encontrada a ferramenta para realizar o webinar é necessário criar os conteúdos para a apresentação. Pode ser uma apresentação em PowerPoint ou apenas um script para a exposição do tema.
Deve usar conteúdos atrativos, que captem a atenção da sua audiência, como imagens, gráficos, vídeos ou GIFs. Além disso devem abrir espaço à interação os participantes.
Considere a localização geográfica da sua audiência e, caso esteja em fusos horários diferentes, deve encontrar um horário que seja o mais conveniente para a maioria. Se os participantes estiverem todos no mesmo fuso horário, então deve evitar horários nos quais seja expectável que as pessoas se estejam a deslocar (de ou para o trabalho, por exemplo). Normalmente, o início da tarde ou o final da tarde - depois do horário laboral - são as melhores opções.
Claro que estas decisões devem ser alinhadas com a disponibilidade dos anfitriães/oradores.
Para divulgar o seu evento online pode criar uma landing page na qual as pessoas se inscrevem e partilhar essa página nos canais que considerar adequados: por email para a sua lista clientes ou de leads, nas suas redes sociais, através de campanhas pagas nas redes sociais ou nos motores de busca, etc.
Adicionalmente, pode ir enviando lembretes à medida que o dia se vai aproximando. E, claro, não se esqueça de incluir o link de acesso à sala virtual do webinar (para que os participantes não tenham de ir procurá-lo ao primeiro email de confirmação de inscrição).
Os webinares são uma grande oportunidade para as vendas e certamente não quer que as pessoas saiam do evento e nunca mais pensem nele nem na sua empresa. É por isso que deve continuar a interagir com os participantes enviando um email de agradecimento e até a pedir a sua opinião em relação ao webinar.
Paralelamente, partilhe com eles uma gravação do webinar para que consigam revê-lo, caso tenham interesse ou não tenham tido tempo de tirar notas. O envio da gravação é também uma boa forma de voltar a envolver alguns inscritos que, eventualmente, não tenham podido participado.
Como podemos perceber, o webinar é, não só uma ferramenta de marketing, mas também uma ferramenta comercial que acaba por potenciar as vendas e ajudar a fechar negócios. No entanto, para que um webinar seja bem-sucedido é necessário seguir rigorosamente todas estas etapas e adotar um conjunto de boas práticas na sua realização.
Na YouLead podemos ajudá-lo a implementar uma estratégia de webinares e a realizá-los com sucesso e com impacto no seu negócio!