CRO significa "Conversion Rate Optimization" (Otimização de Conversões). Este é o processo de melhorar as hipóteses de que os seus visitantes completem algum objetivo no seu website. Isto pode ser preencher um formulário de contacto ou comprar alguma coisa.
No caso de sites de comércio eletrónico (eCommerce), CRO convém ser analisado no processo de checkout (finalização de compra). Mas pode-se estudar e melhorar as taxas de conversões em outras partes dum website também. Eis 5 testes que pode testar no seu website para melhorar as conversões e aumentar as leads.
Simples, mas por vezes esquecido. Em vez de ter um botão no final do formulário com o texto "Submeter", porquê não ser mais criativo e persuasivo? Experimente "Compre agora" ou "Quero receber orçamento". Ao usar o imperativo, estamos a incentivar o utilizador a tomar algum tipo de ação. Essa ação pode ser para fazer uma compra, pedir um orçamento, preencher um formulário de contacto, subscrever uma newsletter, ou preencher os campos duma landing page (página de destino) para obter um ebook ou guia. Eis um exemplo duma landing page da nossa agência de inbound marketing em que disponibilizamos um eBook em troca dos dados do utilizador. Note como a Call To Action nessa landing page, ou seja, o botão, tem o texto "Quero receber o ebook". Colocar a ação na primeira pessoa torna o utilizador mais propenso a tomar a ação. Use algo que seja relevante para a ação que quer que o utilizador tome, de forma a ter uma melhor resposta (e maior taxa de conversão).
Será que precisa mesmo de toda a informação que está a pedir no seu formulário? Precisa mesmo do nome completo, título, telefone, telemóvel? Ou será que chega um simples campo de email? Ninguém gosta de preencher campo após campo com detalhes pessoais (ou profissionais), só para depois ter de repetir tudo à pessoa que fizer o follow-up. Não frustre o utilizador nem o obrigue a "trabalhar" muito, pois as pessoas são preguiçosas. Se pedir muitos campos, ou mais campos do que aqueles que são necessários, o utilizador não preenche o seu formulário ou não tomará a ação desejada. Pense no campos que são vitais, e descarte o resto. Com isto, irá aumentar a sua taxa de conversão de preenchimento de formulários.
O conteúdo na sua página está devidamente arranjado? Coloque os elementos principais mais acima na página para que o utilizador não tenha de fazer scroll. Se necessário scroll (e provavelmente será), coloque um menu de navegação "persistente", ou seja, um menu que acompanha o utilizador enquanto faz scroll no browser, para que a sua Call To Action esteja sempre presente na página, preparada para capturar a lead quando esta estiver pronta para se converter. Esta Call To Action pode ser algo que apareça de forma persistente numa barra lateral, ou no espaço central da página, como um pedido de orçamento, subscrição de newsletter, entre outros.
Faça uso do medo da perda. É caraterístico do ser humano ter medo de perder alguma coisa, portanto aplique algum sentido de urgência com as ações que quer que as pessoas façam, para que elas estejam motivadas para agir e tomar alguma ação no seu website. Pode ser algo tão simples quanto "Apenas 5 itens restantes", ou "Subscreva-se hoje para uma oferta limitada". Uma tática usada por algumas lojas eCommerce é usar um relógio que mostra uma contagem decrescente para uma oferta que está a expirar. Por vezes complementam esta tática ao mostrar o número de produtos restantes no stock (poucos, para gerar urgência). O medo da perda gera sentido de urgência, e pode ser um elemento muito motivador que pode usar para levar o utilizador a tomar uma ação no seu website.
Há vários estudos na área da psicologia do preço que mostram como a apresentação do preço ao cliente pode afetar as conversões. O ideal é enquadrar o preço do seu produto ou serviço num contexto que mostra quão bom é o preço estabelecido. Isto pode ser feito ao comparar o preço dum produto ou serviço com outros, para mostrar que é uma boa escolha, e/ou fornecer um contexto, através da sales copy na página, que mostra porque é que aquele produto merece aquele preço (dar maior perceção de valor). É desta forma que os descontos nos "apanham" desprevenidos, ou porque por vezes vamos para a opção "Large" ao comprar um produto ou uma refeição, ou vamos para o "Standard", em vez do "Basic" ou do "Premium". Certas opções tornam as outras mais apetecíveis quando comparadas entre si ou quando conseguimos justificar o preço através do contexto e de mostrar uma maior perceção de valor. A maneira como quer testar estes pontos vai depender dos seus objetivos e das ferramentas e equipa que tem à sua disposição.
Saiba como gerar mais leads com a Metodologia de Inbound Marketing ao ler o nosso Guia
"O que é o Inbound Marketing"
Se isto parecer complicado, contacte-nos que estaremos cá para ajudar e acompanhá-lo(a) ao implementar uma estratégia que seja apropriada para os seus objetivos.