Como marketer, como se mantém atualizado(a) com a natureza dinâmica que envolve o seu cargo, especialmente tendo em conta o mercado que está em constante evolução?
Para se manter ao corrente do que se passa, um bom ponto de partida é olhar para as tendências, e não apenas para os dados puros e crus. É claro que é necessário analisar as métricas com atenção, mas também saber o rumo para o qual o mercado está a evoluir (e não apenas onde ele tem estado).
As tendências são assim a melhor previsão que pode ter em relação ao rumo que o mercado irá seguir. Por isso, apresentamos neste artigo 5 tendências de marketing, baseado num estudo da HubSpot, feito a mais 4000 profissionais de marketing e vendas, em 150 países, no mercado das PMEs.
Esta tendência tem sido cada vez mais forte nos últimos anos, tendo em conta que 75% das empresas encaram o inbound marketing como o seu método de marketing preferido, em vez das outras 25% que preferem o outbound marketing. Esta resposta foi consistente no mundo B2B, B2C e mesmo em instituições sem fins lucrativos. Veja porque deve apostar numa estratégia de inbound marketing.
A publicidade paga foi considerada a tática de marketing mais sobrevalorizada, sendo a resposta dada pelas empresas que preferem estratégias de outbound marketing.
O outbound marketing não é mau, nalgumas instâncias pode ser útil, e se o seu orçamento deixar, pode alocar alguns recursos para este método. Ainda assim, convém ter uma estratégia eficaz de inbound marketing implementada para poder gerar resultados verdadeiramente produtivos.
O inbound marketing requer a criação constante de bom conteúdo que os seus clientes ideais procuram ao longo da jornada de avaliação destes, ou seja, do processo de compra.
O conteúdo deve ser diversificado e distribuído em diferentes canais de marketing. E tem acima de tudo ser conteúdo de alta qualidade, dando valor real às pessoas.
Segundo o estudo, quase metade das empresas (39%) subcontratam para escrever conteúdo.
Isto é normal, pois é difícil conseguir produzir, internamente, o tipo de volume (e qualidade) de conteúdos, promovê-lo e distribuí-lo para vários canais de marketing. Não serão muitas as empresas e marketers que consigam ter recursos suficientes para fazer isto tudo.
Na criação e escrita de conteúdos, a subcontratação é normalmente feita a "ghost writers", freelancers e outras agências parceiras.
Como saber se tem um retorno ao investimento (ROI) positivo se não ao está a medir? Software de marketing automation (como o HubSpot) permite medir e saber o seu ROI para que tomar decisões mais acertadas no seu marketing e vendas.
Anteriormente, os marketers tinham de compilar uma série de dados dispersos duma variedade de fontes, e tentar fazer algum sentido da coisa. Tinham de analisar a gestão de conteúdo do website (CMS), o blog, o software usado para publicação nas redes sociais, o software para o email marketing, para a analítica, a CRM, e por aí fora: estava tudo disperso.
Nenhum destes softwares foram concebidos para comunicarem uns com os outros ou partilhar dados que possam ajudar o marketer a poupar tempo e esforços. Enquanto que cada um deles podia dar informação sobre aquilo que fazia especificamente (ex:: email), não havia uma integração conjunta do sistema como um todo, o que dificultava obter informação fiável sobre o ROI que o marketing estava a ter.
Por isso é necessário usar uma plataforma que agregue vários serviços num só, de forma automatizada.
Felizmente muitos marketers percebem agora esta realidade, e poder provar ROI das atividades desempenhadas pelo marketing é um dos maiores objetivos (e desafios) que os marketers têm atualmente.
De acordo com o estudo, os dois maiores desafios para a equipa comercial (vendas) é fechar mais negócios e melhorar a eficácia do funil de vendas. Conseguir ultrapassar estes desafios está dependente do volume e qualidade das leads geradas pelo marketing.
Por sua vez, as duas prioridades principais das empresas são converter os contactos (leads) em clientes e aumentar o número total de contactos. É aqui que os marketers têm uma palavra a dizer.
Enquanto que o marketing pode não fechar negócios ou vender diretamente aos clientes, eles têm de desenvolver a estratégia que permite as oportunidades que as equipas de vendas recebem. Porque a equipa comercial já não controla o processo da venda: é o cliente que está no controlo.
O cliente irá usar canais digitais, tais como a pesquisa, redes sociais e o email para avaliar as opções que ele tem antes de decidir quem contactar (e comprar).
De acordo com o Google ZMOT (zero moment of truth), em média, um potencial cliente tem 11 pontos de contacto com o conteúdo duma empresa antes de decidir quem contactar. Sabe quais são os seus 11 conteúdos ideais para o seu potencial cliente? Se não, toca a criar conteúdos. Se sim, está a apresentar-lhes esses conteúdos através do canal de marketing preferido deles (ex.: email)?
O marketing tem de proporcionar conteúdo apelativo que o potencial cliente procura ao longo do processo de compra.
Um problema na maioria dos departamentos de marketing e vendas das empresas é que estes funcionam sem regras. Cada equipa tem as suas próprias ideias e maneiras de como as coisas devem funcionar, e não atentam no ponto de vista do outro departamento.
O marketing e as vendas devem funcionar em sintonia, para que não vivam os dois em ilhas separadas. Para isso devem implementar um plano, o service level agreement (SLA), em que definem objetivos e expectativas comuns aos dois, de forma a estarem alinhados.
Isto vai permitir medir e acompanhar os objetivos e os key performance indicators (KPIs), que basicamente consiste em traçar como cada departamento vai definir, medir e interagir com leads qualificadas.
As empresas que têm um service level agreement entre os departamentos de marketing e vendas, são aquelas que apresentam um maior retorno ao investimento.
Os marketers que mais resultados geram, seguem normalmente estes cinco fatores:
Os marketers têm um trabalho duro neste mercado digital, em constante evolução. Não vá para onde o mercado está, vá para onde o mercado estará, e é por isso que deve estudar e implementar estas tendências para aumentar o seu desempenho como profissional.
Faça já o Download do Guia:
Introdução ao Marketing Automation