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5 Razões para incluir Inbound Marketing no Marketing Plan

Written by Cristovao Cunha | 7/dez/2017 10:00:00

O ano de 2018 está à porta e surgirão inúmeras mudanças e novas tendências no mercado, principalmente no que toca às necessidades dos clientes e à maneira como respondem às marcas. Quanto mais consciente estiver do que se passa ao seu redor e quanto melhor conseguir antecipar estas mudanças e desafios de mercado, mais facilmente conseguirá ficar à frente da sua concorrência e revolucionar a sua estratégia de marketing. Para evitar ficar atrás da sua concorrência, necessita de estar ciente dos recursos de marketing digital existentes que o podem ajudar a adaptar a estas mudanças.

As atitudes dos consumidores, hábitos de compra e métodos de consumo de informação estão a mudar e por esta razão, o seu negócio tem de alterar a abordagem que faz junto da sua audiência. Aqui estão 5 razões para adicionar o Inbound Marketing ao seu plano de marketing para 2018.

1. O Outbound é coisa do passado

Os consumidores já não respondem ao outbound marketing da mesma forma que respondiam há 10 anos atrás. Nos dias de hoje, as pessoas não só detêm mais poder de informação, como também se tornaram especialistas em bloquear anúncios. As pessoas já raramente abrem emails vindos de empresas desconhecidas, facilmente cancelam subscrições a listas de email, reportam emails como spam ou até mesmo bloqueiam chamadas telefónicas desconhecidas. É da sua responsabilidade garantir que a sua audiência não perde o interesse e está recetiva à mensagem que lhe quer passar. Os canais de inbound marketing são excelentes alternativas de comunicação para captar o interesse dos seus clientes, através da criação de conteúdo orgânico relevante no seu website, e pela sua política inerente de permissão para comunicar.

2. As pessoas têm mais acesso à informação

Os utilizadores estão em constante mudança e estão a tornar-se mais informados e exigentes todos os anos. Os factos não podem ser ignorados: 81% dos compradores fazem pesquisa online antes de realizarem uma compra. Aproximadamente 39% do tráfego global de e-commerce em 2016 surgiu de pesquisa online, com 35% em pesquisas orgânicas e 4% em pesquisas pagas. Outros 35% do tráfego foi direto, significando que os consumidores iam diretamente ao site das empresas. Finalmente, 20% vieram de referências ou links colocados noutros sites fora dos motores de busca*. Esta tendência irá certamente aumentar em 2018 e torna-se crucial que o seu negócio consiga expor conteúdos e informação relevantes na sua página, de maneira que as pessoas consigam encontrar mais facilmente a sua empresa e as respostas que procuram. Certifique-se que está sempre presente quando os utilizadores estiverem a procurar pelos seus produtos/serviços, tornando-se imperativo otimizar o conteúdo do seu website, algo que pode ser atingido através de uma estratégia de Inbound marketing.

*
Business Insider



3. Consumidores que estejam apenas interessados não é suficiente

Através do Inbound Marketing, as leads que gera terão sempre mais potencial e mais facilmente se irão converter em clientes. Isto acontece porque o Inbound Marketing proporciona programas de namoro de leads - lead nurturing - que contribuirão para um relacionamento mais profundo entre os seus potenciais clientes e o seu conteúdo. Se o seu negócio produz conteúdo profissional e útil, irá certamente ser respeitado pelas suas leads e estas irão depositar mais confiança nos seus produtos e/ou serviços. Estabelecer uma relação com os seus clientes com base na confiança é a chave para fechar negócio.

4. Seja mais eficiente, poupando tempo e dinheiro

O tempo e o dinheiro que gasta a contratar representantes de vendas ou a tentar comunicar externamente para centenas de pessoas por email podem ser drasticamente reduzidos, se adotar uma postura Inbound. Através do inbound marketing, são as leads que vêm ter consigo e as plataformas de Marketing Automation irão automaticamente acompanhar estas leads, focando e otimizando o conteúdo certo, na altura certa, para as pessoas certas.

5. Pense no crescimento a longo prazo

Amanhã vai desejar ter começado hoje.”
- Karen Lamb 

Ainda vai a tempo em 2018. Criar conteúdo Inbound e otimizar a sua informação ao longo do tempo irá recompensar e beneficiar o seu negócio, especialmente a longo prazo. Existe um efeito acumulativo do Inbound marketing que acrescentará valor aos conteúdos criados no passado e futuro e aumentará a credibilidade e notoriedade da sua marca. Boa qualidade no seu conteúdo favorece o SEO (Search Engine Optimization), que por sua vez aumenta a quantidade de procura orgânica que chega ao seu website ao longo do tempo. Isto significa que irá atingir os clientes potenciais certos assim que eles estiverem a procurar pelos seus produtos e/ou serviços. A longo prazo, o Inbound marketing não só o ajudará a construir brand awareness, como também a melhorar o ROI dos seus esforços de marketing.