Os webinars são uma boa forma de instruir as pessoas, gerar e qualificar as leads. Na nossa agência fazemos cerca de 2 webinars por mês, esta é a nossa experiência em como fazer um webinar de sucesso.
Existe um diverso leque de conteúdos que podemos disponibilizar aos visitantes e leads, mas um dos formatos mais versáteis são os webinars. Veja a gravação de um que fizemos recentemente.
Um fator importante nestes eventos é ter um bom processo para que corra tudo bem, de forma a haver tempo para ter bom conteúdo a dar aos participantes, e depois saber promover e tirar resultados desse conteúdos nos nossos esforços de geração de leads.
Veja 5 passos para criar um webinar de sucesso (e ter bons resultados). Quer seja um iniciante neste tipo de evento online, ou um veterano, irá de certeza aprender algumas coisas úteis.
Escolha oradores dinâmicos
Pode parecer mais lógico escolher o tema, antes do orador. No entanto, a escolha do orador pode ser um dos fatores mais importantes nos seus resultados, porque:
A eficácia do conteúdo do webinar está ligado ao orador, portanto convém ser uma boa escolha. O orador tanto pode ser alguém interno na empresa, ou alguém externo.
Há quem tenha receio em usar alguém fora da organização para ser orador, mas há aqui uma vantagem: estará a fazer uso do fator "famoso" ou de "celebridade do orador", além de estar a colocar-se à frente de uma nova audiência a que não estaria exposto se não usasse uma pessoa diferente.
Além do mais, pode ser que este orador tenha conhecimento especializado que alguém da sua empresa não tenha.
Ao selecionar um orador:
Que tipo de leads quer? Escolha um tópico que esteja alinhado com os interesses da sua audiência, da sua buyer persona, mas que também resolva um problema real e que ensine à sua audiência alguma coisa.
3 ideias para tópicos:
Após definir o seu tema, crie um bom título. Se é marketer, sabe a importância do copywriting e o poder de um bom título. O conteúdo é rei e as jóias são os títulos.
Crie um processo para que as responsabilidades de todos sejam claras, e tenha tempo suficiente para promover o evento.
Defina um outline para as ações a tomar, estabeleça datas e lembretes, porque precisa de tempo suficiente para promover o evento se quer que a sua apresentação tenha sucesso.
Para uma sugestão de um timeline, pode ver a checklist que temos no final do artigo. Use esta checklist como um guia interno.
Crie uma landing page onde os visitantes se podem registar e ser convertidos como leads na sua plataforma de marketing automation/CRM (nós usamos HubSpot, fale connosco).
Algumas ferramentas de eventos online têm páginas de registo integradas na própria plataforma, mas na nossa agência usamos o HubSpot para garantir estatísticas corretas, mas é da sua escolha o que preferir usar.
Algumas coisas a ter em conta ao criar a landing page para o evento:
Defina o seu orçamento e os seus canais de promoção. Depois, crie os conteúdos necessários para esses canais, como por exemplo:
Já tem a sua landing page está pronto para medir a analítica. Os seus conteúdos (texto e imagens) estão prontos. Está na altura da distribuição e promoção dos seus conteúdos.
Estes são os canais onde distribuímos a promoção do evento:
Pense na Lei de Murphy e pondere todas as coisas que podem correr mal. Fazer as coisas "em cima do joelho" não é sinal de profissionalismo e dá lugar a problemas.
Prepare-se para a apresentação seguindo estas indicações::
Fazer uma simulação - o orador e o staff de ajuda devem ter o equipamento correto e uma ligação à internet fiável;
Aceder à plataforma de webinar pelo menos 30 min antes do começo do webinar para preparar os slides e eventuais detalhes técnicos;
Gravar o webinar, ou pelo menos saber se é possível, porque haverá pessoas que irão pedir pela gravação. Poderá usar a gravação para gerar leads (ou envolvê-las mais).
Já começou o webinar, parabéns.
Eis algumas dicas para uma apresentação dinâmica e envolvente:
Opcional: peça a alguém para ver no Twitter menções de hashtags do webinar e incentive à participação nas redes sociais.
A sua equipa deve saber o que fazer após o evento acabar. Se correu tudo bem, deve ter uma boa lista de leads quentinhas nas suas mãos, e quanto mais tempo esperar para fazer o follow-up, mais elas vão arrefecer.
O sucesso de um evento deste género depende bastante do follow-up que se faz. O que nos leva ao passo 4.
O timing após um webinar é importante. O seu follow-up deve ser enviado até 24 horas do evento. Este é um email que agradece a participação e inclui a gravação (se decidiu gravar o webinar). É também neste período que deve passar a sua lista de leads para a equipa comercial.
O seu evento online pode ter terminado, mas como fonte de conteúdo, este está longe de terminado. Não fazer mais uso do seu evento é como colocar no banco um jogador de basquetebol que está com a "mão quente".
Promova o webinar (gravação, por trás de uma landing page, para gerar leads) e reutilize o conteúdo do evento.
Organize-o estratégicamente com o resto dos seus conteúdos. Ninguém acorda de manhã a pensar "Seria mesmo bom ver um webinar hoje" - as pessoas procuram conteúdo que lhes satisfaça uma necessidade ou resolva um problema.
Não deixe que o webinar fique enterrado junto a todos os outros que já fez, como conteúdo esquecido. Coloque a gravação do webinar como parte de um conjunto de outros conteúdos (ex.: se o webinar for sobre lead nurturing, coloque-o sob o tema de leads).
Otimize-o para geração de leads. Este tipo de evento é uma oferta premium, que pode colocar numa landing page, em que qualquer pessoa pode ter acesso à gravação, mas apenas se preencher um formulário.
Reutilize conteúdo do webinar para criar conteúdo para o seu blog ou redes sociais.
Não deixe que o seu webinar ganhe pó. Coloque-o junto dos seus outros conteúdos e vá promovendo-o quando fizer sentido, em artigos, publicações nas redes sociais, enviar por email, etc.
Agora que tem uma perceção do que tem que fazer para um webinar de sucesso, está na altura de rever os passos, e fazê-lo com a ajuda desta checklist que preparámos para si.
Veja a Checklist de Planeamento de Webinar B2B descarregando este PDF.
Bons webinars :)
Entretanto, aproveite para ver a gravação dum dos nossos últimos webinares.