O conceito por trás do inbound marketing é simples e é eficaz para gerar leads qualificadas para o seu website. Esta metodologia tem-se tornado cada vez mais popular, tanto em B2B como em B2C, sendo uma nova categoria no marketing.
O termo inbound marketing foi "criado" em 2005 pela Hubspot, como uma forma de descrever uma metodologia para gerar leads qualificadas.
Ao contrário do marketing tradicional, que usa interrupção e outras táticas ultrapassadas, esta abordagem inbound envolve dar informação de valor em troca dos detalhes de contacto.
Todas as campanhas de marketing devem começar com o fim em mente, ou seja, planear de trás para a frente. Qual é o tipo de potencial cliente que quer atingir, que dor está a tentar resolver, o que tem valor para eles, em que fase do ciclo de vendas é que eles estão?
Esta informação irá ajudar a relacionar-se com os seus prospetos e perceber quais os melhores temas que pode usar na criação de conteúdo para a sua campanha.
Há empresas que tentam usar informação do produto ou serviço como se fosse bom conteúdo, mas isso não funciona. Era capaz de dar os seus dados de contacto a uma empresa desconhecida só para ver as características dum produto, que não tem a certeza que resolve os seus problemas?
O conteúdo a criar e a oferecer ao visitante pode ser e-books, infográficos, whitepapers, ou quaisquer outros que se apoiem nos seus objetivos.
Mesmo que tenha muitos temas que queira abordar, o conteúdo mais eficaz é específico e foca-se em 2 ou 3 pontos de interesse para o visitante. Muitas marcas criam muito conteúdo numa grande variedade de temas que os seus potenciais clientes podem achar interessantes. Esta abordagem também permite testes A/B, para testar a otimização no processo das conversões de leads.
Uma tática importante para a sua campanha de inbound marketing é criar landing pages, pois são elas que lhe permitem gerar leads qualificadas. Embora existam modelos e templates para usar, trabalhar com uma agência de inbound marketing pode ser mais vantajoso.
A landing page deve apenas ter título, copy curto e uma imagem ou vídeo, ou seja, a descrição dos benefícios principais, e um formulário de captura dos dados do visitante. Depende da indústria e dos seus objetivos, mas pedir 3 ou 4 campos no formulário chega.
Criar conteúdo é uma das maneiras mais eficazes de gerar confiança e credibilidade junto do seu mercado.
Infelizmente a maioria dos websites e blogs não proporcionam oportunidade de follow-up com os visitantes. O inbound marketing resolve este problema ao captar os dados de contacto do visitante.
Após entrarem na sua base de dados, pode-se iniciar uma campanha de namoro (lead nurturing), e ir acompanhando a lead até a fechar em cliente.
Há estudos que mostram que o inbound marketing não é só a melhor abordagem para gerar leads qualificadas, mas também reduz o ciclo de vendas, e gera confiança na marca junto das pessoas. Tudo isto resulta num melhor relacionamento com as leads e os clientes, ajudando a empresa a estabelecer-se no mercado.
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