Para muitas pessoas, estar no topo do ranking das pesquisas do Google implica gastar milhares de euros em campanhas PPC (Pay-Per-Click). Apesar de ser uma alternativa capaz de melhorar a visibilidade do seu website nos motores de busca do Google, é necessário compreender que a maioria dos utilizadores costumam clicar nas listagens orgânicas que são produzidas pelo Search Engine Optimization (SEO), em vez dos anúncios patrocinados.
O Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia altamente eficiente que não só o ajuda a atingir uma melhor posição nos resultados de pesquisa, como também otimiza o conteúdo do seu website, tornando-o mais relevante para os utilizadores online. E sabe qual é a melhor parte? O SEO é 100% gratuito e perfeitamente acionável – os seus resultados dependerão unicamente do esforço e compromisso das suas equipas em produzir conteúdo orgânico que acrescente valor ao seu website.
Aqui seguem 5 dicas que pode começar a implementar hoje para colocar o seu website no topo de pesquisas do Google:
Certifique-se que escolhe os termos de pesquisa mais adequados ao seu negócio. Considere também investir algum tempo em procurar pelas keywords mais prováveis de converter procuras em leads ou mesmo vendas. Existem inúmeras ferramentas que o podem ajudar neste estudo: existe o Google Keyword Planner ou outras ferramentas especializadas em SEO oferecidas por certas agências, por exemplo, que mostram estimativas para qualquer frase de pesquisa. Quando estiver a utilizar estas ferramentas, comece por fazer pesquisas mais ambíguas, criando assim diferentes categorias e consequentemente, originando grupos mais pequenos de keywords. Nos anúncios PPC, estes grupos representam grupos de anúncios. No contexto de SEO, estes grupos tornam-se os pontos de foco que deverão ser incluídos no conteúdo do seu website.
Após decidir quais as suas keywords, pode sempre verificar com que tipo de competição está a lidar no mercado, de maneira a determinar os pontos de melhoria fulcrais e trabalhar a sua estratégia SEO para fazer face à sua concorrência. Deve ter em consideração a posição dos concorrentes nos motores de busca, quantidade e qualidade do conteúdo dos seus websites, keywords utilizadas nos títulos das suas páginas, % de links com keywords específicas incluídas em texto e a popularidade das suas páginas (medida por links e menções). Existem softwares de SEO que o ajudam a analisar a performance da sua concorrência e a desenvolver planos de ação para melhor posicionar o seu negócio junto deles.
A melhor maneira de interagir com potenciais leads e aumentar a credibilidade dos seus produtos e/ou serviços é através da criação de conteúdo relevante com o qual os utilizadores se possam relacionar. Lembre-se que a única razão pela qual o seu conteúdo existe é meramente para servir os seus clientes e leads. Assim sendo, independentemente do que produz, não se esqueça que tem sempre de disponibilizar uma solução aos seus visitantes. Quando as pessoas se deparam com o seu conteúdo e encontram a resposta de que estão à procura, a tendência é para as mesmas interagirem e se relacionarem com o seu conteúdo, especialmente nas redes sociais. Por exemplo, sempre que alguém partilhar um dos seus links, o Google considera esta ação como uma validação social e beneficia a sua posição no ranking. Exemplos de conteúdo que deve produzir são artigos em blogues, galerias visuais ou de fotografia, infografias, vídeos, eBooks, etc.
Certifique-se que os utilizadores sabem o que esperar do seu website e prepare-os para clicar nos seus links. Se o conteúdo e URLs do seu website forem compostos por palavras que são relevantes à sua estrutura, o seu website será mais user friendly, o que irá consequentemente aumentar o engagement com os utilizadores. Os visitantes irão relembrar-se mais facilmente do seu negócio e estarão mais dispostos a receberem e lerem o seu conteúdo orgânico. Adicionalmente, isto disponibilizará informação mais qualificada sobre o seu website para os motores de busca do que URLs com sessões de ID longas ou parâmetros desconhecidos, acabando por beneficiar a posição do seu negócio nos rankings das pesquisas Google. Tudo isto é possível enquanto a escolha das suas keywords seja consistente com a oferta do seu negócio.
Dica extra: os CTRs (click-through-rates) desempenham um papel fulcral na relevância do seu website para o Google. Ao induzir os utilizadores a clicarem em CTAs (call-to-actions) simples como “compre já”, “inscreva-se”, “encomende já”, “faça download”, etc. e utilizando proposições de valor (por exemplo, “certificado”, “já disponível”, “oferta limitada”, “garantia”), consegue melhorar o seu CTR e ranking no motor de busca de forma orgânica.
De maneira a aumentar o tráfego e navegação do seu website, é importante que o seu melhor conteúdo SEO esteja interligado com outras páginas. Desta forma, consegue manter os seus visitantes dentro do domínio do seu website e é uma excelente oportunidade para divulgar outros produtos e serviços que tem para oferecer. Contudo, isto significa que terá de ter múltiplas páginas ricas em conteúdo orgânico, o que acaba por se tornar ideal para o seu website ser mais facilmente posicionado no topo de pesquisas do Google.
Esperamos que estas dicas sejam úteis e valiosas para o seu negócio. Para um estudo mais aprofundado de tudo o que conhecemos sobre Search Engine Optimization, faça download dos nossos eBooks gratuitos ou entre em contacto connosco.