Tal como já referimos no artigo - “Afinal o que é Inbound Marketing?” - os conteúdos são um dos pilares mais importantes quando pretendemos atrair e criar uma relação de confiança com visitantes e possíveis futuros clientes. Mas como produzir conteúdo de qualidade, evitando mau conteúdo?
Regra geral, escrevendo para quem lê. Mas comecemos pelo início (passo a redundância).
Tal como nos acontece no dia-a-dia quando conhecemos novas pessoas, os conteúdos também têm que causar “uma boa primeira impressão”. Para isso, e essencial na abordagem, é necessário conhecer bem para quem estamos a comunicar.
A definição de personas é o passo inicial para conhecermos melhor a nossa audiência. O objectivo é perceber quais as motivações e necessidades dos visitantes. E assim conseguir aferir o que é conteúdo útil e relevante, para poder adaptar a mensagem a quem a lê.
Desta forma, estamos a criar valor para o visitante. Ele encontra o que procura de forma acessível. Melhorando portanto as nossas possibilidades de ganhar leads, e aumentar o nosso número de conversões.
O conteúdo deverá ser único, autêntico, focado nos benefícios para o visitante.
Focado também nos problemas que são resolvidos pela utilização de determinado produto ou serviço.
E comunicado de forma certeira, com uma linguagem e tom de voz adequados ao perfil do visitante. O sucesso da comunicação pode atrair ou retrair os visitantes, se a mensagem não for transmitida da melhor forma.
Portanto, para criar conteúdo de qualidade, deve:
Definir personas (Descubra aqui o que são e para que servem)
Acrescentar valor, criando conteúdo útil e relevante para a audiência;
Focar o conteúdo no visitante (mais “ele – visitante”, menos “eu – empresa”) e nos benefícios dos serviços ou produtos que propõe;
Utilizar linguagem e tom de voz adequados;
Os benefícios que terá em criar conteúdo de qualidade:
Bons conteúdos envolvem e retêm visitantes;
Ganha uma relação de credibilidade e confiança com o visitante;
Ganha mais tráfego qualificado, mais leads e conversões;
Torna-se uma autoridade e referência na sua área de negócio;
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