O marketing da atualidade retém todos os seus conceitos, mas evolve a par e passo com a tecnologia, que permite aos marketers e empresas novas formas de se envolverem com os seus clientes.
O marketing tem evoluído de forma a acomodar as tendências do consumidor e das empresas.
As pessoas têm cada vez menos paciência para serem bombardeadas com mensagens promocionais ou vendas agressivas. O puxa-empurra e táticas agressivas de vendas já não funcionam como antigamente.
À medida que a tecnologia avança, também avançam novas formas de alcançar e interagir com o consumidor moderno, seja no espaço B2C ou B2B.
Temos à nossa disposição novas opções de personalização e envio de comunicação para o nosso potencial cliente, de forma a fazer valer os esforços aplicados no marketing.
Para tirar partido daquilo que a tecnologia nos permite fazer hoje em dia, as empresas e os marketers devem conseguir alinhar as vendas e o marketing para fechar mais negócios e gerar mais receitas.
Ao integrar inbound marketing com a sua Customer Relationship Management é possível ter boa informação sobre um grande conjunto de aspetos, saber como é a atribuição das vendas e poder fazer um marketing escalável de um para um.
Com isto, eis as 3 razões para integrar inbound marketing e CRM.
Integrar a metodologia do inbound com um Customer Relationship Management permite ter uma maneira de saber qual a fonte de receitas que a empresa está a ter.
Mas antes de nos focarmos na tecnologia, os departamentos e marketing e vendas têm primeiro de estar em sintonia, especialmente nos objetivos e em outra informação necessária para se poder definir um workflow, que contenha:
Assim que os departamentos ou as pessoas do marketing e vendas concordarem nestes termos, o próximo passo é a integração da plataforma de marketing automation e o CRM para garantir que os dois estão em sintonia, prontos para fazer uso da estratégia montada.
Cada empresa tem a sua maneira de fazer as coisas, e assim os seus departamentos (marketing, IT, vendas) terão necessidades diferentes.
Por isso mesmo é que integrar os sistemas de marketing automation e CRM vêm ajudar as pessoas da organização a estarem em sintonia, pois ter de passar informação manualmente entre departamentos iria resultar em perda ou má informação.
Por exemplo, o marketer que não definisse bem os critérios de qualificação de uma lead iria estar a passar pessoas que não seriam uma boa "fit" para o departamento comercial, e as vendas iriam ter problemas em conseguir converter estas oportunidades em vendas.
Poder integrar o inbound marketing com uma plataforma de Customer Relationship Management dá aos marketers o poder de melhorarem os processos de interação que têm com o potencial cliente, o que resulta em maiores taxas de conversão, receitas e a capacidade de poder ter dados para desenvolver campanhas futuras.
Por exemplo, com bons dados e estatísticas, os marketers têm a confiança de que conseguem implementar melhores estratégias no futuro (ou otimizar as existentes), porque têm os dados e informação de campanhas passadas, baseadas nas necessidades e nos comportamentos das leads e oportunidades em cada etapa do ciclo de vendas/compra.
Assim como a tecnologia mudou, também mudou o comportamento das pessoas e a nova abordagem que se deve ter no marketing.
Integrar e fazer uso de software de marketing automation e CRM é essencial para que o inbound marketing tenha resultados tangíveis a longo prazo. De outra forma, está a vender às cegas.
Atualmente existem vários tipos de plataformas e opções a que se podem recorrer, mas é necessário ter cuidado antes de tomar uma decisão, porque esta deve ser feita de acordo com as necessidades da empresa e do profissional.
A YouLead é uma agência de inbound marketing com vasta experiência em software de CRM para que as empresas melhor possam gerir o relacionamento que têm com os clientes. Peça a nossa ajuda para o acompanharmos melhor.