3 Pontos chave para personalizar o seu marketing digital
13 de Março de 2015A personalização é um tópico forte entre os marketers nos últimos anos. Ao mesmo tempo que a abundância de informação prolifera e as bases de dados crescem, cresce também a pressão sobre os marketers de personalizar e direcionar cada vez mais e melhor as suas ações.
Cabe hoje aos profissionais de marketing digital a difícil tarefa de encontrar o caminho certeiro no que diz respeito à personalização e saber responder a três questões essenciais: Para quem estão a personalizar, O que devem personalizar e Onde devem aplicar essa personalização.
Veja as respostas a estas 3 questões essenciais para personalizar as suas ações de Marketing Digital:
1) Para quem deve personalizar?
Para garantir que comunica a sua oferta ao público-alvo mais acertado, é necessário personalizar as suas comunicações para as Buyer Personas da sua empresa.Ou seja, deve comunicar para o seu Cliente Ideal com base nas seus dados demográficos (Sexo, Idade, etc) e comportamentais (páginas visitadas no website, downloads efetuados, partilha nas redes sociais, etc). Assim, garante que a sua mensagem é recebida pelo público-alvo mais indicado e que esta gera os resultados esperados.
2) O que deve personalizar?
Agora que sabe para quem deve personalizar as suas ações de marketing digital, é necessário saber qual o conteúdo que deve personalizar.
Veja alguns aspectos que pode personalizar para o seu público-alvo com base nos seus dados demográficos e comportamentais:
- Copywriting
- Botões de Ação
- Experiência do utilizador (Conteúdo dinâmico no website ou Landing Pages, por exemplo)
- Imagens
- Ofertas / Promoções
Deve ainda identificar em que fase do processo de compra o seu público-alvo se encontra (Buyer’s Journey) e determinar qual o conteúdo que este irá considerar mais relevante. Quando os conteúdos certos são disponibilizados no momento mais oportuno, pode acelerar o seu processo de venda, ao mesmo tempo que satisfaz os seus potenciais clientes com informação útil;
3) Onde deve personalizar?
Deve personalizar as suas ações de marketing digital nos principais canais que utiliza para o efeito:
No seu website, pode personalizar as páginas, Landing Pages e Botões de Ação com base no comportamento dos seus visitantes;
Nas suas ações de Email Marketing, a personalização deve ser subtil e acompanhada de uma boa segmentação para garantir que o conteúdo certo é enviado para o público-alvo mais adequado;
Deve ainda personalizar as suas ações de marketing digital para o dispositivo móvel que o seu público-alvo utiliza, através da utilização de design responsivo nas suas comunicações. Esta utilização garante que o seu conteúdo está otimizado para ser bem visualizado em qualquer dispositivo móvel, como smartphones ou tablets, browsers ou clientes de email.
Deixe aqui o seu comentário | Comments: