Sabe bem receber uma mensagem personalizada de uma marca que admiramos e confiamos. Por outro lado, é mau receber um email genérico que não tem relevância para a nossa vida e que veio claramente de uma enorme explosão não segmentada.
Quando se trata de construir confiança com seu público, a personalização é fundamental. As pessoas querem sentir que são importantes e que as suas necessidades e objetivos particulares são tidos em conta pelas empresas.
Um estudo da Accenture descobriu que 41% dos consumidores deixavam de ser fiéis a uma marca devido à falta de personalização. Claramente, ninguém quer sentir-se como mais um número quando recebemos um email de uma marca. E não temos medo de encontrar um negócio diferente que nos trate como indivíduos únicos. É por isso que a personalização é tão importante. Criar experiências personalizadas ao longo da jornada de compra é o que transformará leads em clientes e clientes em embaixadores da marca. And, guess what? Usando conteúdo inteligente no HubSpot, pode criar experiências personalizadas para cada um dos seus contactos nos seus emails.
Aqui estão três maneiras fáceis de começar a usar conteúdo inteligente nos seus emails ainda hoje:
É prática comum usar tokens de personalização no assunto dos emails para abordar contactos pelo nome ou outro factor conhecido. Mas pode fazer mais que isso, criando assuntos inteligentes. Na próxima vez que criar um email no HubSpot, navegue até às Configurações do editor de email. No campo do assunto, clique em "Adicionar uma regra inteligente". Pode então criar conteúdo segmentado com base em dois critérios: contactos que estão numa fase específica do ciclo de vida ou contactos que são membros de uma determinada lista. Digamos, por exemplo, que quer enviar um email a promover o próximo webinar. Tem estas duas listas de convidados: clientes que participaram num dos seus webinares e clientes que nunca participaram nos seus webinares. Usando uma regra inteligente, pode criar dois assuntos diferentes, personalizados para cada um desses grupos. Para a lista de pessoas que participaram num webinar no passado, pode escrever algo do género: “Gostou do último webinar? Não perca este! "E para a lista daqueles que ainda não participaram em nenhum webinar, escreva algo como "Receba um desconto de 50% no seu primeiro webinar" ou "Inscreva-se no seu primeiro webinar de marketing".
Ao usar um assunto inteligente, irá chamar a atenção de seus clientes imediatamente e incentivá-los a abrir o seu e-mail. Experimente!
Aceda aos seus emails de marketing no HubSpot
Outra maneira de usar conteúdo dinâmico nos seus emails é adicionando um CTA inteligente. Os CTAs inteligentes podem ser personalizados para contactos em diferentes fases do ciclo de vida, listas específicas, tipos de dispositivos, países, idiomas preferidos ou fontes de referência. Seja criativo com as diferentes maneiras de personalizar a experiência para os seus segmentos. Se estiver enviando um boletim informativo por email para reunir notícias do setor para seus seguidores, tente adicionar um CTA segmentado a contatos de diferentes fases do ciclo de vida. Para as pessoas que estão no início da jornada de compra (inscritos ou leads), o CTA pode ser "Inscrever-se no blog" e encaminhá-las até ao seu blog para obter mais conteúdo educacional. Para as pessoas que estão mais adiantadas na jornada de compra (marketing de leads qualificadas, leads qualificadas de vendas ou oportunidades), o CTA pode dizer "Agende uma demonstração" e encaminhá-las até à página da equipa de vendas, onde elas podem inscrever-se para uma demonstração do seu produto. Para os clientes existentes, o CTA pode, em vez disso, ser “Participe da nossa comunidade de clientes” e direcioná-los para uma inscrição através do seu grupo privado ou site de associação exclusivo.
Com CTAs inteligentes nos seus emails, pode ajudar as suas leads a progredir na jornada de compra, oferecendo-lhes conteúdos contextuais e, por isso, mais relevantes.
Aceda aos seus CTAs no HubSpot.
Finalmente, pode personalizar o conteúdo dos seus emails usando copy inteligente. Em qualquer módulo de rich text do seu email, pode criar regras inteligentes para segmentar contactos com base nas suas listas ou na fase do ciclo de vida. Essa é uma ótima opção se tiver conteúdo diferente para mostrar a diferentes tipos de pessoas. Para o seu email promocional do webinar, pode mostrar aos inscritos pela primeira vez um conjunto mais detalhado de instruções sobre como inscrever-se e aceder ao seu webinar. Para os clientes que regressam, pode mostrar um resumo do webinar anterior em que participaram ou algum conteúdo adicional relevante sobre o tópico do webinar anterior. Usando conteúdo inteligente, há infinitas possibilidades de personalizar os seus emails para fornecer aos seus contactos experiências segmentadas e contextuais. Acompanhe os resultados do seu conteúdo inteligente e otimize as suas campanhas para oferecer uma experiência o mais pessoal possível aos seus clientes.
Quer aprender mais sobre conteúdos inteligentes e como construir uma estratégia de marketing contextual? Sugerimos que visite a Comunidade HubSpot e participe nos vários fóruns.
Vemo-nos por lá!