10 Táticas Rápidas de Inbound Marketing
19 de Abril de 2016Cada vez mais empresas estão a aderir ao inbound marketing e ver resultados, a aumentar as leads e a fechar mais clientes. Eis 10 táticas para ajudar a implementar esta metodologia no seu negócio.
A metodologia Inbound é uma boa maneira de melhorar a sua estratégia atual de marketing. Quer esteja apenas a começar ou tenha recentemente iniciado os seus passos com o inboud, implemente estas 10 táticas para começar.
1. Defina os seus objetivos
Precisa de ter objetivos definidos para chegar aos resultados que pretende ter. Estes objetivos irão mantê-lo(a) focado no resultado, identificar potenciais problemas e alinhar a sua estratégia com os objetivos da empresa.
A melhor forma de definir objetivos é ao seguir o formato SMART:
- Specific
- Measurable
- Achievable
- Relevant
- Timely
Quer os objetivos sejam um aumento das visitas, leads ou clientes, alinhe os seus esforços aos objetivos que pretende para se manter focado(a) no resultado final.
2. Conheça o seu público-alvo
Tendo os objetivos criados, tem agora de conhecer e definir o seu público-alvo.
Estes são os seus clientes ideais, que se integram nos seus objetivos empresariais e que podem beneficiar dos seus produtos e serviços.
Uma boa forma de identificar estas pessoas é fazer uma auditoria da sua carteira de clientes:
- quais aqueles que lhe dão maior retorno?
- quais aqueles que dão menos chatice?
- quais aqueles que apresentam mais oportunidades?
Identifique as tendências e comportamentos dos seus clientes, no que toca à duração de contrato, quantidade de produtos e serviços comprados, maior potencial, etc.
3. Saiba por onde anda o seu público-alvo
Após identificar a sua persona e o seu público-alvo, está na altura de saber por onde é que eles andam.
Cada mercado absorve informação de maneiras diferentes, quer seja, através das redes sociais (LinkedIn, Twitter, Facebook), ou de websites, blogs ou fóruns específicos para o seu segmento de mercado.
Identifique os canais que os seus potenciais clientes frequentam, onde é que eles consomem o conteúdo e de que formas poderia dar valor a estas pessoas nesses canais.
4. Crie as suas buyer personas
Num passo anterior, identificou o seu público-alvo. Agora está na altura de levar isto mais além e definir as suas buyer personas. Uma persona é o seu tipo de cliente, representado num perfil fictício.
Deve conhecer bem as suas personas, para que saiba qual as suas dores, questões e preocupações que esas têm, de forma a criar conteúdo (artigos, ofertas) que seja relevante e útil para elas.
Eis alguns tópicos a saber para definir a sua persona:
- Background - educação, emprego, anos de experiência
- Demografia - idade, estado civil, salário, crianças, sexo
- Traços pessoais - personalidade, linguagem, maneirismos
Outra forma é conduzir entrevistas com uma amostra dos seus clientes ou potenciais clientes, para obter feedback deles, prestando atenção não só ao que dizem, mas também ao que fazem.
5. Crie uma estratégia de conteúdos
Estando as personas definidas, é necessário criar uma estratégia de conteúdos (content marketing) para interagir com as pessoas e trazê-las para o seu funil de vendas.
Para isto, faça uma auditoria do seu conteúdo atual, a nível de artigos e ofertas (guias, ebooks) que tenha, assim como o estágio das ofertas. Por exemplo, talvez tenha muito conteúdo de Topo do Funil (TOFU), mas tem poucas ofertas em Baixo do Funil (BOFU) para transformar os seus visitantes e contactos em clientes.
Encontre estas potenciais falhas no seu conteúdo e crie e apresente o seu conteúdo conforme o estágio em que a pessoa se encontra no seu funil.
6. Otimize a sua estratégia de marketing
Ao passar para o inbound marketing, faça uma análise e otimização da sua estratégia atual de marketing, porque provavelmente terá de mudar umas quantas coisas.
A metodologia inbound foca-se na facilitação, ou seja, de fazer com que seja fácil para as pessoas confiarem e comprarem de si, atrair, em vez de empurrar os produtos pela goela da pessoa.
Ao analisar o seu método operacional de marketing e processo de vendas, pode identificar buracos na sua estratégia de conteúdos, melhorar o seu follow-up com novas e atuais leads e criar sistemas de resposta para as leads que são qualificadas.
Para isto, convém que a sua equipa de marketing e vendas estejam em sintonia uma com a outra. Eis como alinhar o marketing e as vendas.
7. Reveja a sua lista de contactos
É provavel que ao longo dos anos tenha acumulado uma lista de clientes. Dê uma olhada na sua lista e analise em que ponto do funil de vendas é que elas se encontram.
Encontre aquelas que se integram dentro do perfil da sua persona, e saiba também aquilo que elas fizeram no passado, como por exemplo, visitas no website, interesse em algumas ofertas, compra de produtos ou serviços, etc.
Saber isto é o primeiro passo para ter ideias para criação de conteúdo e ofertas que lhes pode apresentar. Não vale a pena apresentar bananas a uma pessoa que só gosta de maçãs.
8. Faça uma análise ao seu website e blog
Ao entrar numa estratégia de inbound marketing, o seu website e blog devem estar otimizados e preparados para todos estes visitantes que irá receber.
Eis algumos pontos a ter em conta:
- Tem os seus títulos H1/H2/H3 otimizados no website?
- Tem call to actions (CTA, ou seja, chamada à ação) nos sítios certos?
- O seu website e blog estão otimizados para as suas palavras chave?
- O seu website e blog são responsivos (adaptável a smartphone, tablet, etc)?
Um website e blog responsivos são uma prioridade, pois os websites que se adaptam ao ecrã do leitor proporcionam uma boa experiência, e os motores de busca (como o Google), levam isto em conta quando posicionam os websites.
9. Crie palavras chave para o seu negócio
Tem uma lista de palavras chave (keywords) que sejam importantes para si?
Crie uma lista de palavras ou termos relacionados com o seu negócio. Pode usar o Google Keyword Planner para analisar o volume de pesquisas e obter novas ideias para palavras chave.
Depois coloque estas palavras nas suas páginas e URLs para serem relevantes e ter mais hipóteses de obter melhor posicionamento nos motores de busca.
10. Use ferramentas de Inbound Marketing
Se bem que é possível implementar todas estas táticas por si próprio(a), o melhor para si (e para a sua sanidade mental) é organizar toda sua informação, processos e conteúdos numa única ferramenta que seja fácil de usar e lhe permite ter acesso a relatórios e estatísticas.
Existem várias ferramentas e serviços para o efeito. Provavelmente a melhor de todas é a HubSpot, da qual a nossa agência é parceira, tendo um vasto leque de funcionalidades, como email marketing, landing pages, desempenho de páginas, CRM, entre outras.
Conclusão
Com estas 10 táticas tem o que necessita para iniciar a sua jornada para começar a atrair mais pessoas, fechar mais vendas e cumprir os seus objetivos de marketing.
Saiba mais sobre o INBOUND MARKETING
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