As redes sociais, e nomeadamente o Facebook, são canais que permitem às empresas criar e manter o envolvimento com os seus clientes e potenciais clientes. Com a publicação de bons conteúdos, podemos criar uma forte identidade de marca, e criar e conquistar uma comunidade de pessoas.
Mas é importante considerar estes canais, não só na perspetiva de brand awareness, SEO e presença online, mas também como um canal para gerar leads.
Neste artigo, vai encontrar 10 ideias para utilizar no Facebook que lhe vão permitir aumentar a conversão de leads através desta rede social.
Uma das formas mais eficazes de gerar leads através do Facebook é simplesmente partilhar numa publicação um link que direcione as pessoas para uma landing page, onde podem aceder a conteúdos relevantes.
Importante que seja claro para onde o link está direcionado. Na publicação salientar isso mesmo, por exemplo “Faça Download do nosso e-Book sobre Como Gerar Leads através das Redes Sociais – [inserir link]”.
Utilize também boas imagens na landing page, que possam ser apresentadas automaticamente com a inserção do link no Facebook. Não se esqueça de otimizar as imagens para serem bem visualizadas na rede social.
Os melhores conteúdos criados pela equipa devem ser partilhados no Facebook, para conseguir mais leads. As publicações no blog que tiveram mais sucesso e que captaram mais leads, podem e devem ser partilhadas também no Facebook, para chegar a mais pessoas.
Aproveite para inserir calls-to-action na publicação do blog, por exemplo com tópicos de destaque durante a leitura (textos âncora), para incentivar o leitor à ação, para download de um conteúdo relevante.
O alcance orgânico das publicações no Facebook foi radicalmente diminuido, com menos 52% de abrangência ao público. É uma forma do Facebook controlar o excesso de conteúdo na rede social.
Mas os vídeos fogem à regra. O algoritmo do Facebook favorece a publicação de vídeos, um alcance orgânico superior em 135% comparado com a utilização de imagens.
Partilhe vídeos e não se esqueça de incentivar à ação com um pedido verbal no vídeo, para as pessoas se registarem ou fazerem download de determinado conteúdo.
Com o “pin post” consegue destacar uma publicação na página de Facebook. O post marcado vai automaticamente para o topo da página, e por lá permanecerá pelo menos 7 dias. Para que esse conteúdo se destaque de todos os outros e seja o primeiro a ser visto pelas pessoas.
Destaque por exemplo uma publicação que tem um link direto para download de um conteúdo relevante, que leve as pessoas a subscrever para poderem ter acesso.
Este ponto não é propriamente uma técnica de publicação para o Facebook. Mas é uma tática incontornável numa página de Facebook quando o objetivo é aumentar o número de conversões.
O Facebook tem a possibilidade de ter um botão CTA na página, redirecionando as pessoas diretamente para a compra, registo, reserva, utilização de uma aplicação, aceder diretamente aos contactos da empresa, ver um vídeo, ou jogar um jogo.
Adicionar um botão de destaque na sua página, para uma ação que pretenda que os utilizadores tenham, é muito simples e bastante eficaz.
Não há forma mais transparente de confiança nos seus produtos. Perguntar diretamente numa publicação do Facebook, o que as pessoas pensam sobre o produto ou serviço e pedir a opinião dos utilizadores. Ao mesmo tempo que é uma boa base de credibilidade porque são os utilizadores que apreciam e até recomendam o produto, tem também a oportunidade de, na mesma publicação, convidar novas possíveis leads a pedir uma demonstração ou amostra ou mais informações.
Aqui, o risco, é obter comentários menos positivos. Nesse caso é necessário saber lidar com a situação, se possível ter um plano de resposta preparado para, sempre de forma positiva, aceitar os comentários numa perspetiva de resolução, e agradecer o feedback.
Concursos criativos e interessantes são um desafio para as pessoas, que facilmente aderem. Uma oferta gratuita, passe a redundância, é algo que as pessoas agradecem.
É uma forma envolvente e divertida de gerar tráfego, e mais importante, gerar leads.
Publique no Facebook um vídeo, ou um texto e imagem, que encaminhem as pessoas para uma landing page onde se podem registar para o concurso ou oferta.
Não esquecer que o Facebook tem regras para a aplicação de promoções e concursos.
Pode-se promover um webinar simplesmente numa publicação no Facebook, com um link direto para a inscrição numa landing page. Mas e que tal criar um evento no Facebook? Cria mais notoriedade, as pessoas interessadas e os participantes podem ver quem vai estar presente, partilhar o evento e convidar a sua rede de contactos e dessa forma cativar mais interesse na participação.
Crie uma landing page para registo no evento e convide-os a registarem-se na mesma. Assim conseguirá ganhar mais leads.
Uma das grandes vantagens do Facebook, é a possibilidade de anunciar os seus produtos ou serviços para um público-alvo específico, e aumentar o alcance das suas publicações. As opções de segmentação e definição do target são várias, como dados demográficos, preferências e interesses, até do que as pessoas fazem quando não estão no Facebook.
Estar sempre a submeter dados em formulário assim que pretendemos registar-nos para qualquer aplicação ou outro conteúdo, torna-se cansativo, e é uma das objeções que os utilizadores mais apresentam.
Para combater este cansaço dos utilizadores, utilize sempre formulários de progressive profiling nas suas landing pages.
Os Lead ads do Facebook são anúncios que permitem que em dispositivos móveis este processo seja mais fácil, mais automático. Ao clicar no anúncio, as pessoas são direcionadas para um registo, que é feito de forma automática com dados do utilizador já da base de dados do Facebook, caso ele consinta. Simples, fácil, e mais uma lead angariada.
Veja também como pode fazer crescer de forma orgânica a página de LinkedIn da sua empresa.
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