Entre conferências, feiras, formações, palestras, refeições de negócios e outros eventos, decerto que já esteve numa situação em que conhecer os outros participantes, e aproveitar o momento para aumentar a sua rede de contactos, foi desafiante.
Para se preparar para os eventos de 2017, juntámos 10 dicas para quebrar o gelo, iniciar uma conversa e / ou pôr a conversa a fluir, que o convidamos a testar no próximo evento que participar.
É provável que sim. Que a pessoa a quem faz a pergunta goste de um orador em especial, e possivelmente terão uma temática em comum para conversar. Pode depois continuar a conversa enveredando pelo orador ou oradores que o interessam a si. Uma boa oportunidade para falar sobre temas profissionais, trocar boas impressões, e mostrar conhecimento e ideias.
Se tem uma dúvida sobre determinado assunto durante a apresentação de um orador, pergunte à pessoa que está sentada ao seu lado. É uma pergunta legítima, que a outra pessoa pode ajudar a esclarecer. Procure uma pergunta simples e objetiva para que ambos não percam o fio à meada ao discurso do orador. Depois mais tarde, pode procurar a pessoa para iniciar uma conversa sobre o tema.
Enquanto aguarda por qualquer coisa, seja uma apresentação, o coffee-break, a sua vez para recolha de credenciais, aproveite esse tempo para se apresentar. A outra pessoa está também à espera, pelo que possivelmente também existe interesse na oportunidade de travar conhecimento.
Se está num evento com uma temática comum, é muito provável que exista interesse de ambos por um tema que um orador tenha apresentado. Procure saber os interesses da pessoa, e decerto que haverá oportunidade para aprofundar a conversa.
Procure uma oportunidade para ter algo em comum, seja a estreia no evento, seja uma conversa sobre eventos passados ou futuros.
Se a resposta for por exemplo “Não, vim cá no ano passado”, aproveite para fazer comparações sobre os eventos. Compare oradores, condições do espaço, preços, ou outro assunto para iniciar uma conversa, e partilhar interesses.
Se a resposta for “Sim, é a primeira vez”, questione o que levou a pessoa a vir ao evento, e se for o caso, partilhe informações e a sua experiência de eventos semelhantes em que esteve. Pode ser que o seu interlocutor também tenha participado.
É um quebra-gelo. A pessoa se souber, naturalmente vai partilhar. Se não souber, tem uma oportunidade para procurar saber, e depois partilhar. O que fica bem. Entretanto, apresente-se, e procure outros temas de conversa e tópicos em comum.
Se já iniciou uma conversa com alguém, pode questionar a pessoa se veio com colegas da empresa. Tem uma oportunidade de ficar a conhecer mais pessoas, eventualmente em posições de interesse, com temas em comum, e assim conhecer um círculo de pessoas de uma mesma empresa. Nunca se sabe se no futuro podem ser contactos úteis para si, ou vice-versa.
Se está a conversar num grupo de pessoas que não conhece, aproveite para perguntar ao grupo se se conhecem entre si e assim expandir a conversa a todas as pessoas, ao invés de limitar a conversa com uma pessoa.
Provavelmente a resposta será “Não”. Mas nesse caso, pergunte depois se a pessoa conhece a apresentação de alguém, de algum colega ou conhecido, ou quais as apresentações que pretende ver.
Se por acaso a resposta for “Sim”, tem uma excelente oportunidade de estabelecer um contacto e aprender com um especialista em determinado assunto.
Sim. Tão simples quanto isso. Dê-se a conhecer. No entanto, pense no que vai perguntar a seguir para não ficar um silêncio depois de se apresentarem. Pode ser “Para que empresa trabalha?” e “O que faz?”. Depois a conversa seguirá um rumo natural.
Apesar de alguns eventos online não terem a componente de networking, são uma excelente forma de adquirir novos conhecimentos, ou ter ideias para implementar no seu negócio. Veja a gravação de um dos nossos mais recentes eventos online, o webinar sobre sobre como qualificar e priorizar melhor as suas leads, e tire ideias para implementar na sua empresa: