Marketing Automation: Uma máquina de gerar leads
1 de Abril de 2019Customer Centric é das palavras mais usadas pelas empresas nos dias de hoje, como pode uma plataforma de automação de marketing ajudar nesta jornada?
Marketing automation, o que é?
O marketing automation é o maior aliado do Marketing e Vendas na geração de Leads. Aplicar a automatização de marketing e vendas permite de forma personalizada entregar mensagens no momento certo à pessoa certa, de forma automatizada, para conquistar novos clientes.
Uma plataforma de crm marketing automation permite gerir o interesse de possíveis clientes, poupando tempo e recursos, comunicando o conteúdo mais relevante para a decisão de compra, impulsionando as vendas.
Uma nova geração de compradores. Uma nova abordagem.
Hoje o poder da decisão na compra de um produto/serviço está na mão desta nova geração de compradores, que pesquisa e compara opções na diversidade de canais online. Seja através da sua empresa ou da nossa concorrência, a recolha de informação determina a futura opção de compra.
As abordagens de marketing com o envio (quase) indiscriminado de e-mails, pertence ao passado. Possivelmente, muitos players em diferentes áreas de negócio, ainda comunicam dessa forma. Gerando caixas de correio cheias de spam, só conseguindo a aversão das pessoas a este tipo de abordagens comerciais.
O que a concorrência faz mal, ou não faz, cria oportunidade de diferenciar o seu negócio e a sua abordagem. Campanhas de e-mail marketing, através de plataformas de marketing automation, baseiam-se no interesse que possíveis clientes demonstraram sobre os nossos produtos ou serviços, através, por exemplo, do preenchimento de um formulário para download de um white paper.
Se pretendemos que a escolha recaia sobre as suas soluções, é necessário conseguir reter a atenção e interesse dos utilizadores interessados, com conteúdo útil, relevante, personalizado à fase de compra em que o possível cliente se encontra, de forma a gerar leads qualificadas, e incentivar a tomada de decisão.
Perceber o comportamento digital para comunicar com eficácia.
Um programa de marketing automation permite avaliar o comportamento digital de cada lead, rastreando os passos do possível cliente na procura de informação, permitindo classificar leads de acordo com o nível de interesse demonstrado nos nossos produtos ou serviços.
Uma das funções-chave de uma plataforma de marketing automation é essa. A pontuação de leads – lead scoring, classificando o interesse da lead com base na sua interação e no uso de diversos canais digitais (ex. website, e-mail, social media). Permitindo perceber se está qualificada para um contato pela equipa de vendas, ou se necessita de mais informação e acompanhamento – lead nurturing.
Automatizar processos de forma personalizada
Numa campanha de marketing digital para centenas ou milhares de (possíveis) clientes, simplesmente não é possível identificar e responder manualmente a cada sinal de intenção de compra.
Uma plataforma de marketing automation permite dar a atenção necessária a ações e comportamentos digitais de um utilizador que revela interesse em ter mais informação, de forma automatizada. Fazendo corresponder o interesse demonstrado, em informação adequada à fase do ciclo de compra, com conteúdo personalizado. Ao nível das vendas uma plataforma de marketing automation irá permitir realizar ações de up-selling e cross-selling, de acordo com as preferências e comportamento de compra dos clientes.
Os 3 principais benefícios de uma plataforma de marketing automation
- Um centro de operações para agilizar o negócio.
Mais e melhor controlo de gestão de leads e marketing.
Um centro de controlo para gerir o relacionamento com leads, alinhar equipas de marketing e vendas, definir objetivos, criar landing pages para diferentes campanhas de marketing de forma intuitiva e sem necessitar de apoio da equipa de informática (usando templates em sistema), avaliar o comportamento digital da leads, calendarizar e automatizar comunicação, fazer campanhas de e-mail marketing, integrar social media, monitorizar e ter acessos a relatórios e estatísticas. Um autêntico centro de operações para agilizar o negócio.
- Comunicação automatizada, on target. Melhor CRM.
Uma plataforma de marketing automation permite gerir o interesse de possíveis clientes, pela interação que têm connosco. Permitindo criar uma relação sustentada, através de comunicação on target, com conteúdo relevante e útil para o possível cliente. Uma subscrição de um utilizador para receber um e-book sobre determinado tema, gera automaticamente um e-mail para a possibilidade de download do conteúdo. A construção de uma base de dados de subscrições com perfis de interesse semelhante, permite direcionar uma campanha de e-mail marketing, comunicando conteúdos certeiros.
- Leads mais qualificadas é igual a mais vendas.
Com a possibilidade de pontuar leads (lead scoring) e incentivar a confiança da lead nos seus produtos ou serviços (lead nurturing), uma plataforma de marketing automation filtra leads qualificadas de leads não qualificadas. Poupa tempo e recursos das equipas de marketing e vendas, permitindo o foco nas leads que são mais prováveis de fechar negócio.
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